Quarta, 30 de Julho de 2025
20°C 39°C
Palmas, TO
Publicidade

Secretaria de Saúde de Paraíso alerta para importância da vacinação contra o sarampo

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, faz um alerta à população sobre a importância da vacinação contra ...

29/07/2025 às 12h49
Por: REDAÇÃO Fonte: Prefeitura de Paraíso - TO
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TO
Foto: Reprodução/Prefeitura de Paraíso - TO

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, faz um alerta à população sobre a importância da vacinação contra o sarampo. O Tocantins está em situação de alerta devido aos casos confirmados da doença. No município de Campos Lindos, no Norte do Estado, foram confirmados nove casos e outros dois seguem em investigação.

O secretário de Saúde de Paraíso, Arllérico André, participou, nesta segunda-feira, em Palmas, do Seminário Macrorregional de Imersão sobre Sarampo, realizado pelo Governo do Tocantins em parceria com o Ministério da Saúde. O evento, que teve como objetivo alinhar estratégias de enfrentamento à doença e atualizar as equipes sobre o cenário epidemiológico, reuniu gestores, profissionais da rede municipal e estadual de saúde, além de técnicos do Programa Nacional de Imunizações (PNI/MS).

“Participamos de uma reunião de caráter emergencial porque o sarampo é uma doença com grande capacidade de contaminação. Todos os casos confirmados estão dentro de um mesmo grupo familiar que não havia se vacinado. É um caso de sarampo importado, em que o patriarca da família é caminhoneiro e estava na Bolívia. Por isso, reforçamos que a vacina é a principal forma de prevenção e ela está disponível em todas as unidades básicas de saúde de Paraíso”, destaca o secretário, acrescentando que os principais sintomas que esses pacientes estão apresentando são febre alta, tosse, conjuntivite e coriza.

O gestor da pasta reforça que a vacina contra o sarampo faz parte do calendário básico vacinal e é importante que todos estejam com a situação vacinal ativa e atualizada. “Todas as unidades básicas de saúde de Paraíso estão abastecidas com a vacina tríplice viral, que previne contra o sarampo, caxumba e rubéola. É uma ação de responsabilidade coletiva. Manter o cartão de vacinação em dia é proteger a si mesmo e aos outros”, completa Arllérico.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que devem se vacinar:

  • Crianças e jovens de 12 meses a 29 anos: duas doses da tríplice viral;
  • Adultos de 30 a 59 anos: pelo menos uma dose;
  • Trabalhadores da saúde: duas doses obrigatórias, independentemente da idade.

O sarampo é uma doença infecciosa altamente contagiosa que já foi uma das principais causas de mortalidade infantil em todo o mundo. Caracterizado por sintomas que podem ser confundidos com os de outras doenças virais, exige atenção e conhecimento para ser identificado e tratado adequadamente. É uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou até causar a morte. A vacina é a maneira mais efetiva de evitar que isso aconteça. (Ascom/Fernanda Menta)