Hoje, 15 de março de 2025, marcamos um marco histórico: os 40 anos de redemocratização do Brasil. Após um período de 21 anos de ditadura militar, o país finalmente retomou sua jornada democrática.
A luta pela redemocratização foi longa e árdua, com muitos brasileiros lutando por seus direitos e liberdades. A Campanha das Diretas, em 1984, foi um momento crucial dessa luta, com milhões de pessoas exigindo eleições diretas para presidente.
Em 15 de março de 1985, José Sarney assumiu a presidência, encerrando o ciclo de ditadura militar. Embora Tancredo Neves, o vencedor da eleição indireta, não tenha podido assumir o cargo devido a problemas de saúde, Sarney desempenhou um papel fundamental na transição democrática.
Nesse sentido, a ministra Gleisi Hoffmann ressaltou a importância de reverenciar Sarney, especialmente no atual contexto de luta pela democracia. Além disso, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, também destacou os 40 anos de redemocratização do Brasil .
Essa data histórica é um lembrete da importância da democracia e da luta constante para protegê-la. Como disse Gleisi Hoffmann, "a luta pela redemocratização do país custou sacrifício e a vida de muitos que ousaram enfrentá-la".
Mín. 21° Máx. 32°