Sexta, 11 de Julho de 2025
20°C 33°C
Palmas, TO
Publicidade

Eleitor pode consultar na internet local onde irá votar no domingo

Site da justiça eleitoral e e-Título indicam zona eleitoral e seção

01/10/2024 às 11h22
Por: REDAÇÃO Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
© Joédson Alves/Agência Brasil
© Joédson Alves/Agência Brasil

O eleitor que vai exercer seu direito no primeiro turno das eleições municipais de 2024, no próximo domingo (6), e em um eventual segundo turno, no último fim de semana de outubro (27), pode consultar o local de votação .

No aplicativo da Justiça Eleitoral, o e-Título, e o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é possível verificar a zona e a seção eleitoral.

O local de votação já aparecerá atualizado. Portanto, se foi feita uma solicitação de transferência temporária da seção eleitoral dentro do mesmo município, a pesquisa indicará o novo lugar a que o eleitor deverá comparecer, com endereço completo do local, zona e seção. .

No site

No portal do TSE, o usuário pode seguir com a pesquisa por dois caminhos. O primeiro deles é por meio da aba "Serviços eleitorais", localizada no topo da página eletrônica, e, em seguida, em "Local de votação/zonas eleitorais". O internauta será redirecionado para novo espaço online , onde deverá selecionar a opção "Consulte Onde Votar", logo após o título.

Na página com o título "Atendimento eleitoral", no oitavo item, basta que o eleitor preencha o primeiro campo com o nome dele, o número do título de eleitor ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Em seguida, o interessado deve completar a data de nascimento, o nome da mãe e clicar no ícone "Entrar".

As páginas dos 26 tribunais regionais eleitorais (TREs) também dispõem de espaço para pesquisar essas informações. Preenchidos os dados, a página vai informar o número da inscrição, a zona eleitoral e o local de votação..

O segundo caminho para a consulta ao local de votação e ao número do título é o sistema Autoatendimento Eleitoral - Título Net .

E-Título

O aplicativo e-Título, a versão digital do título de eleitor, informa o local de votação logo na tela de início, abaixo do nome do eleitor. Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia a pessoa até a seção eleitoral.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais de aplicativos para smartphones que operam os sistemas Android e IOS, preferencialmente, até sábado, dia 5 de outubro.

O que levar

No dia da eleição, não é obrigatório levar o título, que pode ser substituído pela versão digital, o e-Título.

O documento deve estar em situação regular. Quem estiver com a inscrição eleitoral cancelada ou suspensa, não terá o título na lista da seção eleitoral.

Na seção, será exigida somente a apresentação de documento oficial com foto, entre eles e-Título, carteira de identidade, identidade social, passaporte, carteira profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A Justiça Eleitoral explica que os documentos serão aceitos mesmo com a data de validade expirada, desde que seja possível comprovar a identidade do eleitor.

Eleitores

O Brasil tem 155,9 milhões de pessoas aptas a votar no pleito deste ano, em 5.569 municípios. Somente no Distrito Federal não haverá eleições. O voto é obrigatório para maiores de 18 anos, até 69 anos. É facultativo a pessoas analfabetas, maiores de 70 anos e quem tem entre 16 e 18 anos.

Se o eleitor tem domicílio eleitoral no exterior, não votará nas eleições municipais para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador pois, nesse caso, não existe voto em trânsito. Não é necessário justificar a ausência na votação., que é exigida apenas nas eleições para presidente da República,

Tags sugeridas: eleições 2024 / eleições municipais / E-título / local de votação / eleição prefeitos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Governador Wanderlei Barbosa destaca protagonismo ambiental do Tocantins durante painel do Fórum de Lisboa, em Portugal
Política Tocantins Há 1 semana Em Política

Governador Wanderlei Barbosa destaca protagonismo ambiental do Tocantins durante painel do Fórum de Lisboa, em Portugal

Participação no evento destaca ações como pioneirismo na comercialização de créditos de carbono, projeto de restauração de áreas degradadas e tecnologia que fortalece o combate ao desmatamento e às queimadas
Marcos Aurélio intensifica pré-campanha a deputado estadual com agenda em Brasília
Marcos Aurélio Há 2 meses Em Política

Marcos Aurélio intensifica pré-campanha a deputado estadual com agenda em Brasília

A pré-campanha de Marcos Aurélio está ganhando força no Bico do Papagaio, onde o vereador já tem uma base eleitoral forte. Em segundo lugar, os aliados, ansiosos para expandir alianças estratégicas nas próximas semanas, reforçando a competitividade do projeto político rumo às eleições estaduais.
Governador Wanderlei Barbosa e ministro Dias Toffoli abrem Semana Nacional de Saúde em Formoso do Araguaia com serviços para comunidades indígenas
Política Há 3 meses Em Política

Governador Wanderlei Barbosa e ministro Dias Toffoli abrem Semana Nacional de Saúde em Formoso do Araguaia com serviços para comunidades indígenas

Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), leva para as mulheres indígenas diversos atendimentos médicos
Governador Wanderlei Barbosa entrega veículos à Polícia Militar e participa da cerimônia de passagem de comando da corporação
Política Há 4 meses Em Política

Governador Wanderlei Barbosa entrega veículos à Polícia Militar e participa da cerimônia de passagem de comando da corporação

Solenidade realizada nesta quinta-feira, 13, em Palmas, oficializa novos comandantes do 5º Batalhão, da Academia Tiradentes, do Batalhão Rodoviário e da Cavalaria da Polícia Militar