O balanço da Operação Romarias do Senhor do Bonfim 2024, divulgado pela Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) nesta segunda-feira, 19, mostrou que as festividades religiosas realizadas nos municípios de Tabocão, Araguacema e Natividade ocorreram sem grandes incidentes. A segurança foi reforçada, com o policiamento ostensivo e preventivo dos festejos do Santuário do Senhor do Bonfim, que ocorreram entre os dias 6 e 17 de agosto.
Com objetivo de promover a segurança de todos os romeiros e visitantes que passavam pelo local, policiais militares efetivos dos 7º, 8º e 11º Batalhões da PM foram empregados por escala, contando com o reforço de outras unidades pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC), totalizando 214 militares empregados no policiamento para atuarem nas três cidades.
A PMTO realizou policiamento de caráter preventivo, ostensivo, educativo e/ou repressivo em diversas modalidades, como patrulhamento a pé; policiamento a cavalo, com motocicletas, com quadrículos e com viaturas em pontos estratégicos; abordagens de veículos e pessoas, com a finalidade de inibir e coibir crimes; e atos infracionais que pudessem prejudicar a segurança de todos os participantes do evento.
De acordo com o levantamento da Polícia Militar, aproximadamente 200 mil pessoas, de várias partes do país, passaram pelo perímetro do Santuário do Senhor do Bonfim em Natividade, Tabocão, e Araguacema, durante todos os dias de romaria; e para garantir a segurança de todos, foram utilizados viaturas, armamentos e equipamentos, além do apoio operacional das equipes especializadas do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED) e do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer).
Balanço
Durante os 12 dias do evento, aproximadamente 1.582 pessoas foram abordadas; 22 eventos policiados; sendo realizadas 22 blitz de trânsito, com 481 veículos abordados; e 20 prisões relacionadas a pequenos furtos, posse de drogas e conduções para averiguações.
Para o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, todos os policiais militares envolvidos no policiamento cumpriram bem o seu dever de manter a paz e a segurança dos participantes nas Romarias do Senhor do Bonfim. “O sucesso da operação resultou do empenho dos nossos militares, que trabalharam com afinco e pela união das forças de segurança. Tivemos apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Detran”, afirmou o comandante.
O reitor do Santuário Diocesano do Senhor do Bonfim, padre Leomar Sousa da Silva, celebrou o resultado positivo da Romaria 2024. “A romaria foi um sucesso. Alcançamos o nosso objetivo de celebrar a fé com o povo de Deus. Eu quero deixar aqui registrado o meu agradecimento a toda corporação da Polícia Militar, que trabalhou conosco aqui no santuário do Senhor do Bonfim”,frisou o reitor.
Mín. 22° Máx. 32°