
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com a Associação de Mulheres Unidas do Jalapão, dos Assentamentos Santo Onofre e Santa Tereza I, e a Prefeitura de Ponte Alta do Tocantins, realiza o 2º Festival do Baru e do Jatobá. O evento, que reúne associações de mulheres agroextrativistas, será realizado nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, em Ponte Alta do Tocantins, município considerado o portal da região do Jalapão.
Na programação, estão previstas diversas atividades, como oficina de portfólio, palestras sobre economia solidária e estruturação de empreendimentos, entre outras ações voltadas ao fortalecimento da produção e comercialização dos produtos do cerrado.
A engenheira agrônoma da Seagro e uma das organizadoras do evento, Francisca Marta Barbosa, explica que o festival tem como objetivo fortalecer a organização das mulheres agroextrativistas. “Além de dar mais visibilidade ao trabalho executado por essas mulheres, buscamos estimular a geração de renda e o desenvolvimento sustentável, valorizando o papel que exercem na segurança alimentar. Atualmente, elas representam 61,3% das vendas de produtos para o PAA [Programa de Aquisição de Alimentos], sendo prioridade no programa”, destacou.
Feira
Durante o evento, as mulheres agroextrativistas irão expor seus produtos derivados dos frutos do cerrado, com destaque para o jatobá e o baru, além de outros produtos feitos a partir de pequi, macaúba, açafrão, mangaba, buriti e demais frutos naturais do cerrado tocantinense.
Participantes
Participam também do festival o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Agroindústria Mulheres Unidas do Jalapão, a Prefeitura de Ponte Alta do Tocantins, a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Brasil Digital e representantes da Economia Solidária.
Mín. 26° Máx. 38°





