Sábado, 25 de Outubro de 2025
27°C 39°C
Palmas, TO
Publicidade

Governo do Tocantins capacita extensionistas rurais para atuação no Programa Mais Genética Leite

Formação, realizada de forma on-line, segue até a sexta-feira, 24, com abertura no auditório do Ruraltins, em Palmas

22/10/2025 às 14h36
Por: REDAÇÃO Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
A gerente de Pecuária da Seagro e responsável pela coordenação do programa, Janaína Centrone, destacou que a capacitação integra um conjunto de ações estratégicas - Foto: Seagro/Governo do Tocantins
A gerente de Pecuária da Seagro e responsável pela coordenação do programa, Janaína Centrone, destacou que a capacitação integra um conjunto de ações estratégicas - Foto: Seagro/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), iniciou nessa terça-feira, 21, a capacitação de cerca de 100 extensionistas rurais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) para atuarem noPrograma Mais Genética Leite(PMGL), iniciativa voltada ao melhoramento genético do rebanho leiteiro pela transferência de embriões.

A formação ocorre de forma on-line até sexta-feira, 24, e teve abertura oficial no auditório do Ruraltins, em Palmas.

Com lançamento previsto para o final deste semestre, oPrograma Mais Genética Leitetem como meta elevar os índices produtivos e reprodutivos da bovinocultura de leite no Tocantins, promovendo ganhos de qualidade e eficiência nas propriedades rurais.

O curso é voltado à capacitação de extensionistas, médicos-veterinários, zootecnistas e técnicos que atuarão na seleção e na assistência aos produtores. Durante o treinamento, os participantes recebem orientações sobre os critérios técnicos para implantação do programa, incluindo cadastramento de produtores, estrutura das propriedades, alimentação, sanidade, manejo e avaliação corporal do rebanho.

A gerente de Pecuária da Seagro e coordenadora do programa, Janaína Centrone, destacou que a capacitação faz parte de um conjunto de ações estratégicas do Governo do Tocantins voltadas ao fortalecimento da cadeia produtiva do leite. “O Tocantins tem vocação consolidada para a pecuária de corte e de leite. Com essa iniciativa, buscamos incentivar os produtores e contribuir para o crescimento de um setor essencial à economia tocantinense”, afirmou.

O médico-veterinário Pericleon Alves Rocha, responsável pela Área Técnica do Leite e vice-presidente da Câmara Setorial do Leite do Tocantins, ressaltou que a tecnologia de embriões aplicada no programa representa um avanço significativo para o melhoramento genético bovino. “Com o início do treinamento on-line doPrograma Mais Genética Leite, fruto da parceria entre a Seagro, o Ruraltins e a Alta Genética, o Tocantins dá um passo decisivo para fortalecer a cadeia produtiva do leite. Mais do que a introdução de embriões, o programa traz uma mudança de mentalidade nas propriedades, nos produtores e nas agroindústrias. O PMGL será um divisor de águas para o setor, impulsionando quem estiver disposto a evoluir”, enfatizou.

Com esta ação, o Governo do Tocantins reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira, promovendo a difusão de tecnologias, o aperfeiçoamento técnico e o aumento da competitividade dos produtores rurais em todo o estado.

Governo do Tocantins capacita extensionistas rurais para atuação no Programa Mais Genética Leite
O médico-veterinário Pericleon Alves Rocha, responsável pela Área Técnica do Leite e vice-presidente da Câmara Setorial do Leite do Tocantins, enfatiza a tecnologia de embriões que será aplicada no programa - Seagro/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins capacita extensionistas rurais para atuação no Programa Mais Genética Leite
Governo do Tocantins vai lançar programa Mais Genética Leite para aumento da produção leiteira no estado - Seagro/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários